Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Informática na Química



Total de visitas: 8343
Resenha

      

Como fazer uma dissertação de Mestrado: Uma análise reflexiva sobre a ironia do processo.


(Imagem 1/1)

O artigo traz uma breve discussão a respeito do processo de criação de uma dissertação de mestrado. O texto usa a da ironia, para discutir suas idéias.
O primeiro item trabalhado e o que diz respeito à comunicação com seu orientador. Segundo o texto o mestrando deve evitar sempre que seu orientador o importune no seu mestrado, recusando as orientações dadas pelo mesmo.
Uma dissertação de mestrado exige muita leitura, que segundo o texto deve conter referências bem antigas, a final “quanto mais velho o vinho, mais saboroso”. Tratando disso em química, o mestrando poderia ter sua base teoria em artigos publicados a décadas traz. Outro ponto muito importante é que na área de educação Vigotsky e Piaget devem se sempre citados, mesmo que você não conheça o trabalho desses caras.
Quanto ao título, ele deve ser gigante, não menor que três linhas devendo conter sempre uma separação entre título e subtítulo com dois pontos (:). Lembrando também que o título pode ou não ter nenhuma conexão com a dissertação.
Quanto a estrutura do trabalho ele deve conter uma Introdução (capítulo 1), desenvolvimento, conclusões e referências Bibliográficas.
A introdução o primeiro capítulo do trabalho deve conter um grande apanhado histórico a respeito do tema só para gastar folha. Pois na verdade ela não precisa essas de acorda com o trabalho, isso significa que a introdução não deve conter muita coisa do tema bordado no desenvolvimento.
Outro item importante na introdução são os objetivos. Muitos orientadores insistem em se colocar no trabalho um objetivo. Isso na verdade é sua uma perca de tempo, pois para que um objetivo já que o trabalho explica-se por si só? No entanto se seu orientador persisti quanto a colocação dos objetivos, escreva-os de forma vaga, ou seja, sem nenhuma ligação com resto do trabalho.
Quanto ao desenvolvimento, está é a menor parte do trabalho, é onde serão colocadas suas idéias, não precisa de um referencial teórico, mas se você quiser colocar, lembre-se que as referências devem ser muito antigas, não esquecendo que o trabalho na área de educação deve citar bastante Vigotsky e Piaget.
Quanto à conclusão, o texto informa que ela deve ser muito inconclusiva, ou seja, as informações tratadas na conclusão devem ter pouca ou nenhuma relação com o trabalho realizado.
Em si é um excelente texto de orientação para o mestrando, devendo ser seguido a risca, há há há há.